quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

- Ser Jovem : Os Limites da Idade do Desafio !


Capítulo 3

Parte 2 : OS PAIS




  São os pais que, via de regra, preparam o caminho e a maneira pela qual seu filhos hão de nascer. Quando você era pequeno, eram eles que determinavam os horários da sua atividade, que selecionavam, mesmo que indiretamente, seu amigos , e que escolhiam suas roupas e os lugares que você freqüentava.
  Os pais e irmãos são os primeiros agentes sociais que conhecemos. E os pais, especialmente, são fundamentais á nossa sobrevivência física e emocional. São figuras importantes na nossa vida e, sejam eles bons ou maus, estarão sempre presentes no nosso eu (nos parecemos internamente e externamente com eles, queiramos ou não), no nosso cotidiano e nas nossas lembranças. 
  O papel da nossa família, especialmente dos pais, é tão importante, que Jesus se intitula nosso irmão e Deus se apresenta a nós como pai. 
  Honrar, obedecer e amar os pais é mandamento divino, e o primeiro que contém promessas. Diz a bíblia:


Vós filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, pois isto é justo. Honra a teu pai e tua mãe – para que vá bem , e vivas muito tempo sobre a terra. Efésios 6.1 – 3


Esta passagem nos dá a primeira dica sobre o que fazer para que para que tudo vá bem na nossa vida:honrar pai mãe.Esta não é uma simples ordenança , mas um mandamento com promessa , é um contrato. 
  Isto significa dizer que se você o cumprir a sua parte, o próprio Deus faz com você uma promessa de lhe abençoar, de fazer com tudo na sua vida dê certo e que você viva feliz por muitos anos. Do texto de efésios podemos buscar três lições muito importantes:


PRIMEIRA: DEVEMOS OBEDECER AOS PAIS NO SENHOR.


A obediência cabe aos filhos, é obrigatório, e deve ser cultivada em relação aos pais. Somente quando os pais pedem que os filhos façam coisas que contradigam claramente os preceitos bíblicos é que os filhos ficam isentos desta obrigação, já que devem obedecer no Senhor. Certa vez um jovem me escreveu perguntando que faria, já que seu pai, descrente, insistia em levá-lo para um prostíbulo, de modo que ele tivesse sua iniciação sexual. Respondi - lhe que , caso aceitasse , estaria obedecendo ao seu pai, mas não ao senhor. Muitas vezes os pais, mesmo crentes, podem errar quando nos pedem para mentir ou pegar algo que não nos pertence. Se isto ocorrer, converse com ele. Mostre – lhes que, acima de tudo, você quer obedecer ao Senhor, e que quer ser um filho obediente, tanto aos pais quanto a Deus.

SEGUNDA: OBEDECER É JUSTO.


Muitos adolescentes e jovens reclamam que seus pais “pegam no pé”, que eles querem controlar suas vidas e acham que não são obrigados a obedece-los. A verdade é que os pais têm direitos adquiridos com função de pais: eles podem e devem cobrar obediência e respeito ás suas ordens e vontades. Para criar você e seus pais abdicou de muitas coisas, como tempo livre, horas de sono, passeios, mais conforto para eles próprios, etc. Sua mãe carregou você em seu útero por nove meses, suportando enjôo e dores, fez os maiores malabarismos para você comer ou tomar um remédio que não gostava e carregou você muitos anos em seu colo. Seu pai trabalhou para lhe dar o melhor, perdeu horas ao lado de sua cama quando você adoeceu e, á sua maneira, tentou lhe passar seu conhecimentos sobre a vida. Mesmo que um de seus pais, ou mesmo ambos, tenham sido distantes e ausentes na sua infância, foram eles que lhe deram vida, um nome, um lar. Portanto, merecem sua obediência – e é justo que você não negue. Ainda hoje são eles que lhe dão um lar, geralmente pagam as suas, e que dão todo o suporte para que você estude e trabalhe. Se você acha que é difícil obedecê-los por exigirem de você coisas que as quais que você não concorda, não discuta e muito menos os agrida. Ore a Deus para que eles o entendam melhor, para que mudem a maneira de pensar, e para que você possa compreender os anseios, preocupações e limitações que possuem. Obedeça – os com amor em Deus, da mesma forma como você deve obedecer ao Senhor.

TERCEIRA: HONRAR SEMPRE

Há limites para a obediência, mas não há limites para honra. Os pais devem ocupar um lugar especial em nossos corações e me nossas vidas – devemos amá-los, protegê-los, e cuidar deles quando precisarem de nós. Não tenha vergonha de seus pais, não tente esconde-los de seus amigos e muito menos apagá-los de sua vida. Ao contrário, abrace-os , apresente-os ás pessoas que conhece , partilhe os seus sonhos e anseios com eles, e dê a eles a honra justa pelo que você é ou pôde construir até aqui. Você só existe porque eles existiram primeiro. Você é saudável porque eles os alimentaram e cuidaram das suas doenças. Você tem amigos e namorado (a) porque eles ensinaram você a se relacionar e a amar.
 Muitos são os que afastam os pais quando estes chegam perto buscando ou oferecendo um carinho, um abraço ou um beijo. A verdade é que só quem passou pela desilusão de ter pais ausentes ou de ser abandonado pela família é que sabe o quanto é triste ser criado sem família, ou o que é realmente ser uma criança abandonada, sem lar ou afeto.
Aproveite o fato de seus pais darem carinho a você. Você verdadeiramente saberá o quanto seus pais lhe amam quando se casar e tiver seus próprios filhos. Portanto, ame-os agora, se importe com eles e seja grato porque eles se preocupem (mesmo que esta preocupação por vezes pareça exagerada) com você, com seu futuro, com suas amizades, seu namoro e seus estudos.
Dê carinho e aceite com gratidão o carinho e atenção dos seus pais. Faça mais programas de família, como sair para viajar e almoçar com parentes. Pare para ouvi-los e se interesse pelas suas histórias e visões pessoais do mundo passado e futuro.


Honrar os pais, mais do que um bom curso profissionalizante ou superior, é a garantia de que você será abençoado e próspero na vida, e de que tudo, material e emocionalmente, irá bem. Além disso, mais do que ter boa saúde ou fazer muitos exercícios, honrar os pais lhe garante vida longa sobre a face da terra.


continua na proxima postagem (:

ass : blogeeira shau *-*

Um comentário:

  1. Acredito que faltou algo neste topico!
    "Pais não provoqueis a ira em vossos filhos"
    Pois isso também é importante...

    ResponderExcluir