quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

- Ser Jovem : Os Limites da Idade do Desafio !


Capítulo 3

Parte1 : QUER SE DAR BEM ?


  O homem , socialmente falando , é um ser gregário, criado para viver em sociedade. Mesmo antes do nascimento, a criança já tem vida biopsíquica e social: é pensada e desejada por outros (pais, parentes, amigos etc.) e, na grande maioria das vezes, já tem nome e sobrenome, já “faz parte” da família.
  Pesquisas, em vários campos do conhecimento, têm demonstrado que a criança, ainda no útero, apresenta movimentos em face de ruídos ou vozes conhecidas, demonstrando que ela já tem uma relação dialógica com a mãe e o meio – sua natureza e sobrevivência dependem de um relacionamento com o próximo. Desde que nasce a criança sofre a ação do meio e responde a este do modo que conhece: com seu próprio corpo, no inicio atreves de impulsos e depois intencionalmente. Suas ações têm que ser completadas, compensadas e interpretadas, e seus gestos suscitam nos adultos, que dela cuidam, intervenções necessárias e desejáveis a sua sobrevivência.
 Assim sendo, embora tenhamos nossa própria individualidade, somos dependentes de outras pessoas. Precisamos do outro pra cuidar de nós , para conversar , para divergir e para amar. Salomão, rei de Israel, escreveu em Eclesiastes 4.9-11:
  
Melhor é serem dois do que um... Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levanta. Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só com se 
aquentará? E, se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão...

Bem disse o profeta Isaías:
  Um ao outro ajudou, e ao seu companheiro disse: ”Esforça-te.” Isaías 41.6


Salomão chega a dizer que exclusiva, ou seja, aquele que separa das outras pessoas, se julgando superior ou pensando 
não necessitar de ajuda, não possui entendimento. Lemos isso em provérbios 18.1

Busca seu próprio interesse aquele que separa; ele rebela-se contra a verdadeira sabedoria.

continua na proxima postagem (:

ass : blogeeira shau *-*

Nenhum comentário:

Postar um comentário