quinta-feira, 25 de novembro de 2010

- Ser Jovem : Os limites da Idade do Desafio !

 Ser Jovem : Os limites da Idade do Desafio !

Parte 2 : O Pecado !

 Muitos acreditam que o pecado de Adão e Eva foi terem praticado sexo. O mundo faz associações com " mordida da maça" indicando que o pecado original teve relação com práticas sexuais.
  A cidade de New York , nos Estados Unidos , é conhecida como " The big apple " ( A Grande Maçã ), por ser uma cidade cosmopolita e cheia de atrativos , que "nunca dorme" , e recebe visitantes de todo o mundo , muitos dos quais vão atrás de praticas pecaminosas .
 Fato é que o fruto da árvore em nenhum momento é identificado na Bíblia como maçã  , e o pecado original não foi o ato sexual como muitos acreditam erroneamente ,  foi o fato de desobedecerem à ordem divina de não comerem do fruto da árvore do Conhecimento do Bem e do Mal . Provando da árvore , o homem desobedeceu a Deus e acabou conhecendo o  mal. A partir de então , o homem ( a humanidade) morreu espiritualmente , pois sua alma se separou de Deus .
 Desde Adão e Eva todos nós nascemos sob o jugo do pecado. Quando o mal entrou no mundo , afetou nossa consciência e diminuiu as nossas capacidades intelectuais e nossos atributos morais . Assim , o pecado afeta o que pensamos sobre nós mesmos , afeta o que sentimos e afeta nossa capacidade de decidir corretamente entre o é certo e o que é errado.
 Com o pecado , veja como ficaram nossas necessidades básicas :

 Necessidade de Pertencer 

 O homem será sempre criatura de Deus , mas depois do pecado deixou de pertencer a Deus , e não é mais o filho de Deus a não ser que aceite a seu filho Jesus como salvador e obtenha o perdão dos pecados
 Nascemos dentro de uma família , pertencemos aos nossos familiares através de laços de parentesco , mas há uma carência interior em todos nós que por vezes faz solitário ate mesmo aquele individuo que tem uma família unida e bem estruturada . Desse modo , ao longo da vida descobrimos que podemos estar sós mesmo quando cercados de pessoas.
 O pecado deixa um vazio que só pode ser preenchido pro Deus . Promove uma solidão que gera angustia , ansiedade e depressão . Esta depressão pode ser detectada através dos sentimentos de desamparo , desanimo e abandono , falta de energia , desejo de isolamento ( vontade de ficar horas seguidas trancado no quarto por exemplo ) , problemas com o apetite que podem levar à anorexia ou à obesidade , crises de choro ou de rira , e dificuldade de atenção ,entre outras coisas.
 O preocupante é que jovens e adolescentes solitários e deprimidos ficam mas sujeitos a usar álcool e drogas para bloquear a dor da depressão . Quando o efeito das drogas passa e a dor reaparece , eles precisam de doses maiores , iniciando assim o ciclo do vício.
 A necessidade de pertencer a alguém leva muitos casais de namorados ao sexo prematuro e à prosmicuidade , o que acaba ocasionando baixa auto estima e uma carência ainda maior.
  Se você que está lendo isso sente depressão e muita solidão , a ponto de ceder às pressões nocivas do grupo e de apresentar comportamentos anti-sociais , reconcilie-se com Deus , volte a pertencer a Ele ! Peça a Deus que entre em seu coração , que lhe faça companhia e que seja o seu melhor e mais constante amigo.


Necessidade Significação

 A vida do homem sem Deus fica sem significado , sem sentido. Perguntas ficam sem respostas , pois já vimos que o homem não se conhece .
 Só aquele que tem Deus sabe que é filho e herdeiro de Deus. Sabe que veio de Deus e que deve se esforçar para voltar a ele depois da morte , e que sua vida seja dedicada a Deus , pois ele já a traçou e quer nos dar o melhor - família , emprego , cônjuge , amizades , etc.
 Para aqueles que não têm respostas sobra o vazio. Se o sentido da vida se perde resta a ir-racionalidade : brigas , lutas marciais ( você já reparou como a pratica de jiu jitsu , do Do In e de técnicas budistas têm crescido? ) e até mesmo a busca de suicídio , por vezes camuflada pelas chamadas aventuras radicais ou pelos  esportes de alto risco.
  A história registra biografias de pessoas que foram ricas, bonitas , poderosas e famosas , mas que se suicidaram muitas por overdose , como é o caso de Marilyn Monroe e Elvis Presley .
  Constantemente a mídia relata depoimentos de artistas e celebridades que têm dinheiro , beleza e fama , mas que dizem se sentirem vazias e depressivas , estão sempre procurando casas de tratamento para viciados em drogas , e se dizem infelizes e com vontade de morrer . Estes dados só confirmam que a vida sem significado não vale a pena ser vivida.


Necessidade de Segurança 

 O primeiro sentimento negativo que surgiu no homem após o pecado foi o medo. Adão e Eva tiveram medo de Deus e se esconderem dele.
 Ainda hoje o medo paralisa muita gente e faz com que muitos se escondam da vida .Há gente que tem medo de sair de casa , medo de estudar , medo de fazer coisas , medo de tentar algo melhor , medo de morrer e , pasmem , medo de viver . Longe de Deus o homem fica desprotegido.
  Notícias apresentam um mundo cada vez mais violento e cruel . Muitos pais, que deveriam ser as primeiras pessoas a nos cercar de proteção , estão abandonando filhos e até mesmo abusando da confiança e do amor que seus filhos depositam deles. Neste mundo hostil , só Deus pode ser nosso refúgio , nossa segurança e fortaleza.


Necessidade de Aceitação

  O pecado  nos faz sentir rejeitados , e infelizmente , com a rejeição surgem os complexos . Destes , o pior a ser vivenciado é o complexo de Inferioridade.

  Constitui-se num doa maiores bloqueios para um relacionamento aberto e amigável com os outros e com nós mesmos. Ouvimos , com relativa frequência , declarações como : " Por que não nasci com cabelos louros ? " , " Detesto ser baixo " , " Gostaria tanto de ser magra !" , " Não me conformo coma minha cor !" , " Que raiva eu sinto de ser pobre !", " Por que eu não sou igual a fulano ? "  A lista de declarações como estas é muito mais longa , pois o ser humano nunca está satisfeito com  o que é ou possui - ele quer ser e ter sempre mais .
  O primeiro passo para vencermos os complexos é entender que não existe no mundo uma coisa que seja , literalmente , idêntica a outra . Devemos saber que dentro de cada um de nós existe uma individualidade .
 Somos únicos em nós mesmos .Há uma razão para que uma pessoa seja branca , outra negra ou parda , magro ou gorda , etc. Já imaginou se todos fossem altos e magros , ou gordos e baixos ? Já pensou se todos fossem exatamente iguais  , só negros ou somente brancos ? Onde estaria nossa individualidade ?
  Graças a Deus por nossa individualidade e por nossas diferenças . Cada um tem um tipo de temperamento , um timbre diferente de voz , uma opção e gostos diferentes . Deus fez cada ser humano de uma maneira  , e devemos agradecê-lo por isso . Devemos tomar cuidado , pois tudo o que é natural , significativo e bom , o diabo acaba querendo incutir em nossa mente como ruim . Satanás quer cegar nosso entendimento ! Para uma pessoa negra ele dirá : "Você pertence a uma classe inferior !" . Se a pessoa for baixa ou tímida , ele dirá o mesmo .
  Não podemos nos deixar levar pelas insinuações malignas , pois o homem não se mede pela cor , altura ou nível cultural , mas pelo seu caráter e pela sua integridade moral .
 Liberte-se e diga para Deus que você o louva por ter sido feito como é . Alegre-se pelo fato de simplesmente poder existir . Diga como o salmista Davi :

Bendize , ó minha alma , ao Senhor , e tudo que há em mim bendiga o seu santo nome ... bendize , ó minha alma , ao Senhor . Salmo 103.1,22

Você precisa gostar de você , necessita estar bem com você antes de estar bem com outras pessoas , sejam elas nossos pais , amigos ou namorados(as) . Satanás quer lançar complexos em nossa mente , mas deixe Deus falar com você . Ele vai revelar as mentiras que deve renunciar ( inclusive complexos) e lhe mostrar quais as verdades a aceitar .

continua na próxima postagem (:

ass : bloggeira shau *-*

Nenhum comentário:

Postar um comentário