segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

- Ser Jovem : Os limites da Idade do Desafio !


Capítulo 2 

Parte 2  :  A BELEZA FEMININA



 Já vimos que a mulher deve cuidar de seu bem estar e de sua aparência.  Lemos no livro de Cantares que a noiva (que também representa a igreja) era uma mulher formosa, de fala manda e doce, cabelos bem cuidados e perfumados.
  Este deve ser nosso retrato, e mesmo que você diga que não é rica para usar sempre uma roupa nova, que não é formosa, que seu cabelo não ajuda ou que tem vergonha do seu corpo, lembre-se de que há sempre algo que você pode fazer para melhorar. Tenha convicção de que Deus a ama, saiba que alguém vai amá-la, se enamorar de você. Já ouviu o ditado Quem ama a feia, bonita lhe parece?  Pois bem, a beleza é uma questão de referencial.
  Nos séculos passados, como vemos em obras de arte, por exemplo, as mulheres consideradas bonitas eram as gordinhas, roliças e de pernas grossas – bem diferente do ideal de beleza dos dias de hoje. Isto prova que os padrões de beleza , assim como a moda , mudam e voltam com o passar do tempo. Portanto, descanse. Afinal, a beleza é importante, mas não fundamental.
  Há muitas mulheres que só cuidam do exterior, esquecendo-se de que a arvore pode ser bela, mas perde sua utilidade e graça se não der frutos, ou pior, se estes forem amargos. Provérbios 31.30 nos diz que: 

Enganosa é a graça e passageira a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor esta será louvada.


Assim, a beleza passa tal qual a casca sem conteúdo perde seu valor. Salomão está afirmando que passageira é a beleza física, mas que a real formosura está em temer a Deus. Diante desta verdade bíblica, e não conseguimos entender porque algumas pessoas dão tanta importância ao que é circunstancial e temporal.
  Existem pessoas cuja preocupação com a estética extrapola o racional. Preocupam-se obsessivamente com roupas, a ponto de até mesmo se recusarem a ir a algum lugar caso não estejam com roupas de marcas famosas, por vezes caras, além das posses de seus pais. Conheci, em uma certa ocasião, uma moça que se recusava ir à igreja com as mesmas vestes do culto passado. Jamais  ela se atreveria a comparecer à uma reunião com a mesma peça de seu vestuário.                                                                                                                                                                                                                                                                                       Como não tinha condições de ter roupas para variar, ela quase não cultuava a Deus com a sua congregação! Preocupe-se com a estética, com a elegância das roupas, desde que sejam adequadas ás suas condições financeiras. Observe se a saia e a blusa combinam entre si, se as roupas estão limpas e bem passadas, se seu cabelo e pele estão bem cuidados. A aparência é importante, mas vigie os extremos, de modo que a estética nunca seja o fator principal em si mesma. O que é precioso aos olhos do criador não é a aparência, até porque Deus olha para o interior, para os motivos.


Deus não vê como vê o homem, pois o homem vê o que esta diante dos olhos, porém o senhor olha para o coração. 1 Samuel 16.7.


As jovens que desejam se casar devem se enquadrar no texto de 1 Pedro 3.3-4:

  A beleza das esposas não seja o enfeito exterior, como o frisado de cabelos, o uso de jóias e de ouro, ou o luxo do vestido, mas a bela interior, no incorruptível traje de um espírito manso e tranqüilo, que é precioso diante de Deus.


Esta passagem é muito clara. Paulo não fala sobre pecado, mas sobre prioridades. Ele adverte que a beleza interior é mais importante do que o exterior. Afinal de nada adiante se arrumar exageradamente e não cultivar um espírito, ou seja, uma maneira de ser mansa e tranqüila. Rapaz nenhum agüenta uma namorada chata, mimada, arrogante, fofoqueira, ciumenta as extrema e faladeira, mesmo que ela seja a Miss Universo. A Bíblia nos diz que é melhor o marido morar num canto eirado, no meio do campo, do que, com a mulher rixosa, isto é , e birrenta ou reclamona.


 Atenção Rapazes


Não namore e muito menos se case com alguém só porque ela é bonita. Muitos rapazes pensam que a aparência está acima de qualquer outro valor, mas não sabem que por isso poderão estar arrumando sérias complicações para a vida inteira. Lembre – se que na hora da discórdia a beleza dela não vai ajudar em nada. Saiba que o exterior passa. Ao desejar casar, procure uma moça meiga, tranqüila, carinhosas, que tem palavras mansas e sábias para despertar e alegrar seu coração ao longo de sua vida, da sua mocidade e da sua velhice também.



Não confie que sua boa aparência vai salvar seu casamento, pois este só se firmará se houver amor profundo e comprometido. Certa ocasião ouvi de uma veterano pastor as seguintes palavras: “Na minha juventude eu era bonito demais , e a minha esposa amava com um amor todo especial. Agora , que estou velho , e de cabelos brancos , me sinto como um maracujá na gaveta , sou feliz pois minha mulher continua me amando.” 



continua na próxima postagem (:

ass : bloggeira shau *-*

Nenhum comentário:

Postar um comentário